Notícia

ABIBET e juntas missionárias apresentam Congresso de Reflexão Missiológica

Na tarde de 03 de maio aconteceu uma webinar com a liderança das instituições de seminários Batistas ao redor do Brasil, para que pudessem conhecer, entender e participar do 2° Congresso Brasileiro de Reflexão Missiológica da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) - em parceria com a Junta de Missões Mundiais (JMM) e Junta de Missões Nacionais (JMN), que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio.

 

O tema deste ano é “Discipular as Nações”, com o foco na obra missionária. Os vocacionados serão despertados em um ambiente de discussões sobre questões pertinentes ao ambiente de Educação Teológica no Brasil e no mundo. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar o campo missionário e aprofundar o conhecimento acadêmico.

 

Os representantes de Missões Mundiais, pastor João Marcos Barreto Soares, diretor executivo, e de Missões Nacionais, pastor Samuel Moutta, gerente-executivo, falaram na webinar sobre a importância do tema “Discipular as Nações”. “Na medida que eu consigo fazer com que uma nação seja uma nação que resolve seguir a Jesus Cristo, que resolve seguir o mandamento da Grande Comissão, a gente tem repercussões que são históricas e eternas e dá pra gente ver isso ao longo da história.

 

E trazendo até pelo lado da missiologia, é muito interessante ver que algumas nações, que não tem a ver necessariamente com o país, mas algumas nações assumiram para si, esse papel de discipular e evangelizar as nações”, declara o pastor João. “Quando pensamos em discipular uma nação, vai muito além de pregar o Evangelho e plantar Igrejas, precisamos pensar também na questão de exercer influência na construção de uma cultura.

 

Discipular uma nação tem a ver também com a construção de uma cosmovisão cristã permeando todas as esferas da sociedade, tanto na evangelização com o discipulado, mas também adentrando as comunidades, nas universidades, nos serviços públicos, nas empresas e outros locais”, diz o pastor Samuel. O pastor Claiton Kunz, presidente da ABIBET, conta da expectativa dessa união para fortalecer o assunto missionário nas instituições. “Para deixar claro para Missões Mundiais e Missões Nacionais, nós queremos andar juntos com esses dois braços da Convenção Batista Brasileira. E esse congresso que está por vir é o esforço do trabalho da ABIBET, junto com as juntas missionárias’, conta o pastor Claiton.

Na webinar estavam presentes representantes das seguintes instituições:

 

• Seminário Teológico Batista de Nova Iguaçu - RJ;

• Seminário Teológico Batista de São Luís - MA;

• Faculdade Batista Pioneira;

• Seminário Teológico Batista Sul Maranhense;

• Seminário Teológico Batista do Mato Grosso;

• Seminário Teológico Batista do Nordeste;

• Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense-RJ;

• Seminário Teológico Batista Mineiro;

• Seminário Batista Sul Mato-grossense;

• Seminário Teológico Batista de Niterói-RJ;

• Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro;

• Centro de Educação Teológica Batista do Estado do Espírito Santo;

• Instituto Teológico Batista-PB;

 

Ao final da reunião, o pastor Sócrates Oliveira, diretor executivo da Convenção Batista Brasileira, (CBB) orou pelo tempo que tiveram juntos e pelos dias do congresso que estão por vir. Para mais informações e inscrição para o 2° Congresso Brasileiro de Reflexão Missiológica acesse o site: www. reflexaomissiologica.com.br

 

Redação Missões Mundiais


 
 

Fotos