Notícia

Primeira Igreja Batista em Caruaru - PE celebra 98 anos pregando as boas-novas

Localizada a cerca de 130 quilômetros do Recife-PE, a cidade de Caruaru é conhecida como ‘Capital do Agreste’. A cidade é conhecida pela sua vocação mercantil, com sua decantada feira. E é nas proximidades da Feira da Sulanca onde se situa o templo da Primeira Igreja Batista em Caruaru, mais precisamente na Rua Marcílio Dias, nº 95. Atualmente, a Igreja é pastoreada por Paulo Dantas.

 

No mesmo endereço, funciona a Policlínica Batista, fundada no ano de 1999, com o intuito de prestar assistência a comunidades carentes do município. Em 2004, foi inaugurada a Escola Batista de Caruaru, cuja proposta é embasada em uma educação por princípios. Assim, a Igreja oferece serviços de apoio espiritual, de saúde e de educação, contribuindo na formação integral de milhares de pessoas.

 

Essa realidade tem uma bela história. A Igreja completou 98 anos em 2021. Sua fundação remete aos anos 1920, um período em que o Brasil passava por grandes transformações. No dia 07 de outubro de 1923, com apenas sete membros, foi fundada a então nominada Igreja Batista de Caruaru, sob a liderança do pastor Leslie Leônidas Johnson, o qual foi um dos pioneiros no trabalho Batista no interior do Nordeste.

 

Não foram sementes plantadas apenas por homens, mas foram direcionadas pelo Espírito Santo. Ao longo de sua história, a PIB Caruaru funcionou em templos localizados em logradouros distintos. Pastores como Gerson Perruci, Fernando Rocha, Nazareno Cerqueira, Alécio Lisbôa e Manoel Nascimento marcaram a trajetória da instituição. A PIB também formou Congregações que se tornaram Igrejas e seguem expandindo o Reino de Deus na terra.

 

O bonito trabalho da instituição religiosa recebeu reconhecimento na Assembleia Legislativa de Pernambuco, através de voto de aplauso originário do requerimento nº 3460/2021. O ato representa o sentimento de gratidão da sociedade aos benefícios que a presença Batista representa em uma localidade. Que o Senhor Deus permaneça abençoando esta obra, que irradia o Evangelho por todo o Agreste pernambucano. 

 

Jénerson Alves jornalista, membro da Primeira Igreja Batista em Caruaru - PE


 
 

Fotos