Artigo

As possibilidades de ser feliz

Uma pesquisa constatou que de um modo geral, as pessoas são mais infelizes do que o contrário. As pessoas estão infelizes onde moram, no casamento, com o emprego que possuem, com o carro que tem, com o visual, com o que possuem, com o que elas são, com o que elas representam.

 

Muitas pessoas têm dentro de si um vazio existencial muito grande. Homens, mulheres, adolescentes, jovens, adultos, idosos. Você acredita que a infelicidade atingiu até as crianças? Os tempos atuais são difíceis e como reflexo dessa dificuldade contemporânea e social, as pessoas são tomadas de uma profunda tristeza.

 

Quero lhe falar sobre algumas dicas de possibilidades para você alcançar a felicidade:

 

A) Nunca teremos tudo o que queremos.

 

Nós desejamos uma série de coisas. Almejamos, principalmente no aspecto material, uma diversidade de coisas. Mas é necessário você saber que nunca teremos tudo o que queremos. E isso exigirá de você uma conformação. Se você não se conformar com isso, viverá frustrado, amargurado, entristecido etc.

 

B) Exija menos.

 

Não cobre o que não existe, que é a perfeição. Pessoas são imperfeitas. No mundo existem muitas dificuldades, problemas, então, não exija tanto. Não cobre tanto dos outros, das circunstâncias. Eu tenho a certeza de que você não gosta de ser cobrado, pressionado, então, por que fazer isso com os outros? Devemos exigir menos.

 

C) Alegre-se mais.

 

Sorria, seja mais afetivo, simpático, seja uma pessoa mais alegre. Uma pessoa mais positiva, mais otimista. Tente olhar pelo melhor ângulo. Menos críticas e mais amor, mais alegria. Eu tenho a certeza que se você fizer um retrospecto da sua vida achará motivos para se alegrar. Eu tenho a certeza que se você olhar os seus problemas e os problemas muito maiores, muito mais complexos que os outros estão atravessando, você achará motivos para se alegrar.

 

D) Elimine as coisas ruins.

 

Faça uma “faxina” na sua vida e elimine as coisas ruins. As pessoas guardam muito rancor por causa de problemas de relacionamento. Que você possa perdoar e pedir perdão. Não deixe as coisas tóxicas da vida angustiarem o seu coração.

 

 

 

 

E) Continue sonhando.

 

A vida é movida por sonhos. Que você pense em coisas boas, sonhe em fazer o bem, amar mais, sonhar também com a felicidade dos outros. Muitas vezes somos egoístas, individualistas, pensamos somente em nós e nos esquecemos das pessoas. A felicidade do outro deve ser a nossa também. Devemos nos alegrar com os que se alegram.

 

F) Seja uma pessoa mais simples.

 

Simplicidade é importante diante das pressões do consumismo, do capitalismo. Particularmente, não gosto do capitalismo, acho um sistema opressor e excludente. Mas, o mundo é capitalista de um modo geral e se nós entrarmos nessa onda viveremos insatisfeitos, pois as imposições sociais são muito grandes. A sociedade cobra que você tem que ter um salário de milhares de reais, comer nos melhores restaurantes, usar roupas e acessórios eletrônicos caros, ter um carro do ano, morar em um palácio etc. Se você for entrar nas imposições desse sistema será uma pessoa muito frustrada. Seja mais simples! Viva com humildade, sem ostentação. Esse é um precioso conselho que eu te dou.

 

G) Aproveite as oportunidades.

 

De conhecer pessoas, lugares, de ter novas experiências. Seja receptivo. Quebre tabus, preconceitos, regras, barreiras, tradições etc. Vença o medo, a insegurança quanto ao novo. Não seja tão resistente as mudanças, as transformações. Aproveite as oportunidades para ser feliz!

 

Fica essa palavra de bênçãos para a sua vida. A felicidade é uma possibilidade real para todos nós. Estamos nesse mundo para termos uma vida abundante. Abundância de paz, de amor, de alegria nos nossos corações e que possamos ser felizes e contribuirmos para a felicidade dos outros.

 

 

Davi Nogueira

pastor, colaborador de OJB