Visão de trabalho

A missão do Messias

Quando o profeta Isaías teve a sua visão do Messias, registrada no capítulo 11 da sua profecia, ele entendeu o ministério messiânico como uma obra de restauração da vida humana em três aspectos:

Nos versículos 9 e 10 Isaías pinta o maravilhoso quadro, com o qual estamos familiares, da restauração do relacionamento dos seres humanos com Deus, que juntam-se ao redor da raiz de Jessé, o Messias, estandarte dos povos.

Se voltarmos aos versículos 3 a 5, vemos a ação do toco de Jessé na restauração da justiça social na sociedade humana.

O tema dos versículos 6 a 8 é a restauração de harmonia na criação. Em termos modernos chamamos isso do resgate do meio-ambiente. É interessante observar, no versículo 8, a referência ao relacionamento entre a criança e o serpente. Isso nos remete ao estrago feito na criação pelos primeiros seres humanos através da sua desobediência a Deus (Gênesis 3, especialmente v. 15), estrago que agora é consertado pela intervenção do Messias.

Em João 21 Jesus comissiona os discípulos, enviando-os “na maneira em que o Pai” o enviou. Paulo identifica a Igreja como Corpo de Cristo, isso é o Corpo do Messias, que no seu ministério cresce à estatura da plenitude de Cristo, isso é do Messias (Efésios 4.11-13).

Chegamos então à conclusão de que a igreja foi chamada para dar prosseguimento ao ministério do Messias no mundo. O que implica que devemos nos empenhar em obras que visam a restauração da vida humana nos três aspectos apresentados por Isaías: na justiça social, no relacionamento com a criação e no relacionamento com Deus.

O trabalho do Departamento de Ação Social segue neste rumo, e estas páginas serão uma contribuição para que a sua igreja possa participar em todos os aspectos da missão do Messias, sendo uma presença transformadora na sua comunidade.

Mark Greenwood

_________________________________________________________________

Clique nos seguintes links para ler relatos de pessoas e igrejas que têm seguido esta visão na sua prática missionária:

William Carey - pai de missões integrais modernas?

Um plano Viável - micromudanças na sociedade

Projeto comuntiario Nova Canaã - Montes Claros, MG

FUNDAC - Associação Canaã - PIB Cosmorama, RJ

 

 

Copyright © 2014 Portal Batista. Todos os direitos reservados.
Rua Senador Furtado, 56 - Rio de Janeiro - RJ / CEP 20270-020 / (21) 2157-5557