SÉRIE 3 / 2017(JUL-AGO-SET) - Resumos

04 Mai 2017 0 comment

 

 

 

Faça seu pedido da Série 3 /2017(JUL - AGO- SET)

da Literatura Batista para sua Escola Bíblica Dominical na Convicção Editora.

Preenchendo o  FORMULÁRIO 2017  e envie pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

  

em breve as três primeiras lições 

 

 

Durante os próximos três meses, as criancinhas de 0 a 2 anos que frequentam a Escola Bíblica Dominical aprenderão sobre dois temas muito importantes para a sua formação pessoal e espiritual a partir destas duas unidades de estudo: EU TENHO AMIGOS A IGREJA É UM LUGAR ESPECIAL. O objetivo principal da primeira unidade é ajudar as crianças a perceber e saber que os amigos são muito especiais e que Jesus é o melhor amigo delas e oferecer experiências que as levem a pensar nos outros com apreciação e amizade. A segunda unidade oferece experiências agradáveis e prazerosas às crianças para que elas sintam-se bem no templo e percebam que ali é um lugar muito especial e promover atividades que as ajudem a associar Deus com o lugar onde estão e com as atividades que fazem ali. A revista indicada para esta faixa etária é a Brincando, edição do professor. É indicado também o suplemento didático que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas, com indicações de atividades que complementam o ensino a cada domingo.



 

As crianças de 3 e 4 anos durante os próximos três meses deste ano vão aprender dois conceitos fundamentais para a sua vida. O primeiro conceito é o PRÓXIMO, numa unidade que tem o título JESUS NOS ENSINA A AMAR; a segunda unidade é como uma continuidade da anterior, pois é fundamentada no conceito FAMÍLIA, com o título FAMÍLIA, LUGAR DE AMOR. O objetivo da primeira unidade é oferecer às crianças atividades e experiências que as ajudem a perceber que Deus deseja que as pessoas sejam ajudadoras e bondosas com os outros e criar oportunidade para as crianças descobrirem maneiras de mostrar amor e bondade com as pessoas. A segunda unidade visa promover atividades que ajudem as crianças a saber que foi Deus quem planejou que tivéssemos família onde todos se amem e se ajudem e ajudar as crianças a valorizar os membros de suas famílias. A revista indicada para esta faixa etária é a Crescendo-aluno; os professores têm a edição exclusiva para eles com os planos de aula e toda orientação para uma aula dinâmica. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

                  

 

 

 

As crianças de 5 e 6 anos terão oportunidade de aprender sobre dois temas relevantes para a sua formação cristã e pessoal. A primeira unidade trata do tema: UM LUGAR ESPECIAL. Este lugar é a casa de Deus. Ao estudá-lo, as crianças poderão entender melhor o sentido das reuniões dos crentes num local específico para juntos cultuar a Deus. Por meio deste tema, nossas crianças aprenderão valiosas verdades bíblicas e conhecerão muitas histórias, dentre elas, a oferta levantada pelo rei Davi para a construção do primeiro templo, a obra da construção realizada, histórias sobre Jesus e o cuidado dele para com a casa de Deus e muitas outras que, com certeza, irão levá-las a apreciar ainda mais a igreja onde frequentam. A segunda unidade traz um assunto igualmente atual e relevante: DEUS NOS DÁ AMIGOS. As crianças aprenderão que a amizade é um presente de Deus. Aprenderão ainda que ter amigos é saudável e que podemos construir muitas amizades verdadeiras. Por meio das histórias bíblicas elas aprenderão, também, sobre humildade e partilha. A revista indicada para os alunos é a Caminhando-aluno e para os professores a edição de Caminhando-professor com sugestões de planos de aula. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

 

   

   

  

As crianças de 7 e 8 anos vão estudar nestes próximos três meses sobre o conceito IGREJA. Este é mais um período muito interessante e edificante em que teremos o desafio de ensinar sobre a casa de Deus e de desafiar nossos alunos para que eles aprendam a doutrina bíblica da igreja, que eles compreendam a importância da igreja e o quão maravilhoso é ter a liberdade para adorar a Deus no templo. A primeira unidade aborda o tema A IGREJA ME FAZ BEM e é um lugar muito especial que devemos amar e cuidar. Na segunda unidade, completaremos a sequência de estudos sobre a igreja a partir do tema O QUE POSSO FAZER NA IGREJA. Nosso desejo é que esses estudos motivem as nossas crianças e as ajudem amar e querer estar sempre presente nas atividades da igreja direcionadas a elas. A revista indicada para os alunos é a Aprendendo-aluno e para os professores a edição de Aprendendo-professor com sugestões de planos de aula, de projetos que podem ser desenvolvidos para reforçar o tema do período. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

 

 

 .

 

Os pré-adolescentes (os juniores de 9 a 12) estudarão nestes próximos três meses sobre a VIDA CRISTÃ, que abordará assuntos muito importantes para a vida cristã de nossos juniores. Assuntos esses que terão impacto em suas vidas dentro e fora da igreja. Falaremos sobre o pecado e suas consequências; batismo; mordomia cristã e muito outros que são temas pertinentes ao crescimento dos nossos juniores. Para as reuniões da Divisão de Crescimento Cristão – DCC – foram selecionadas três unidades para estudo: Unidade 1 – Vale a pena servir a Deus; Unidade 2 – Meus direitos e deveres; Unidade 3 – Cristo a única esperança (missões). O professor tem a sua edição especial com planos de aula da EBD e da Divisão de Crescimento Cristão mais o suplemento para dinamizar as suas aulas. A revista indicada para esta faixa etária é a Vivendo-aluno e Vivendo-professor.

 

 

             

Nestes próximos três meses, nos estudos da EBD, os adolescentes (13 a 18 anos) vão estudar sobre A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO (de Mateus a Apocalipse). Serão apresentados temas muito importantes para a vida cristã deles, desde a sua compreensão e a certeza da salvação bem como a sua importância de anunciá-la a todas as pessoas por ser a ordem de Jesus. Nas lições da DCC – Divisão de Crescimento Cristão – os estudos estão divididos em três áreas importantes da igreja e para o crescimento e amadurecimento da vida cristã dos adolescentes. Na Unidade 1, as lições falam sobre a autoestima do adolescente e é muito importante que cada adolescente se conheça melhor e compreenda que Deus quer que ele se sinta bem consigo mesmo. Na Unidade 2, as lições apresentam algumas qualificações que o Espírito Santo dá ao cristão. Na Unidade 3, as lições apresentam alguns projetos da Junta de Missões Nacionais e como o adolescente pode interagir com a Junta, seus missionários e como pode participar. Podemos ver que todas as lições se interligam e são importantes para a vida do adolescente cristão, pois, conhecendo a salvação nos livros do Novo Testamento, é possível compreender que o mais importante é ter a certeza de que se é salvo pelo sangue de Cristo, mas que também é preciso anunciá-la a todas as pessoas, não apenas pregando, mas participando, contribuindo e testemunhando. A revista indicada para esta faixa etária é a Diálogo e Ação-aluno e Diálogo e Ação-professor. O suplemento didático para a dinâmica do período está disponível no site da Convenção Batista Brasileira.

 

 

             

Os jovens, com a revista Atitude-aluno; os adultos, com a revista Compromisso-aluno e os adultos da terceira idade, com a revista Realização,neste período, estudarão o SERMÃO DO MONTE. Ele está narrado nos capítulos 5, 6 e 7 de Mateus e encontra vários paralelos em Lucas capítulos 6, 11, 12, 13, 14, 16. Por meio dele é possível acessar de forma rápida os principais aspectos da mensagem de Jesus. Ao registrá-lo, Mateus oferece um verdadeiro manual de vida cristã

para as igrejas que nasceriam no decorrer dos séculos. O professor tem a sua edição especial com planos de aula da EBD mais o suplemento para dinamizar as suas aulas. Este suplemento está disponível no site da Convenção Batista Brasileira. Os professores de jovens têm a Atitude-professor; os professores de adultos têm a Compromisso-professor; os professores da terceira idade podem usar a Compromisso-professor. 

         

                                

                

 

 

Além das revistas de estudos bíblicos,

a Convicção Editora, da Convenção Batista Brasileira, edita na Serie 3  

as três revistas especiais para líderes nos diferentes segmentos da igreja. 

              

 

 

 

Administração Eclesiásticaé uma revista preparada especialmente para a liderança da igreja – pastores, diáconos, seminaristas, educadores religiosos e diretoria – visando a um melhor desempenho de seu ministério nas diferentes áreas de atuação. Neste período, os temas são: A corrida por resultados imediatos; A função de escuta e o aconselhamento na liderança; A sociedade e a mobilização contra a violência no Brasil; Crise de compromisso; Os grandes e atuais desafios do ministério pastoral; Pastores em perigo; Tempos difíceis exigem sabedoria; Já pensou em utilizar energia solar?

 

 

  

 

 

 

Educador é uma revista destinada a educadores religiosos, professores de EBD, estudantes e líderes em geral. Neste período, os temas são bem interessantes: Entrevista com a educadora Magnoneide Matos da Silva, BA que ressalta a educação cristã como a “medula óssea” da igreja; Resenha: Socorro! Sou professor da Escola Dominical; Leitura e escrita em ensino religioso: uma prática possível e enriquecedora; Anunciando o reino com o poder de Deus; Foco, força e firmeza na revitalização do departamento infantil; Educador em Destaque: Eva Souza da Silva Evangelista; A (des)importância do educador cristão; Que castigo é esse, pais? Sugestão de livros: Memória de um pastor, Eugene Peterson; Socorro! Sou professor da Escola Dominical, Lécio Dornas;Temperamentos transformados, Tim LaHaye; A ética do cristão no século XXI.

 

 

 

 

Louvor é uma revista destinada aos ministros e diretores de música, estudantes de Música Sacra, professores, regentes, pianistas, organistas, coristas, instrumentistas em geral, pastores, comissão de música, grupos musicais e todos aqueles interessados no programa de música e adoração da igreja local. Neste período, os temas abordados são: Conversa afinada com editores musicais brasileiros, a ética e os direitos autorais; Direitos autorais; Ministério e vida saudável; Coro – Ferramenta importante para o desenvolvimento eclesiástico; Notas e notícias; Biblioteca do músico; Hinologia: Liturgia da celebração dos 25 anos do HCC; Ordens de culto: Liturgias para cultos cívicos.

 

 

 

 

 

 

Convicção Editora também as duas revistas

da União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB) e

a do Embaixadores do Rei:

      

 

 

 

 

Homem Batista é uma revista destinada ao grupo de homens da igreja. Além das seções permanentes com temas interessantes e atuais para o homem batista, para este período são sugeridos três temas para debate em grupo, que pode ser realizado uma vez em cada mês: 1) Alvoroçar o mundo é uma questão de compromisso;           2) Contextualização – A fiel comunicação do evangelho; 3) Brilhando na escuridão.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Embaixador é uma revista direcionada ao grupo de Embaixadores do Rei formado de pré-adolescentes e adolescentes. Para este período, além das seções permanentes com artigos interessantes, a revista apresenta três estudos especiais: 1) Agindo para anunciar o reino; 2) Fazendo discípulos do Rei; 3) Prepare-se para anunciar o reino.

.

Batistas.com Em busca da excelência